segunda-feira, 11 de maio de 2009

San Francisco, CA - Estados Unidos

Caros,

Hoje, a bola da vez é San Francisco, que fica no estado americano da Califórnia. Além dos atrativos turísticos, tenho motivações de cunho pessoal para falar dessa cidade. Dentre elas, posso citar que a maior de todas é o fato de eu NÃO tê-la conhecido, e ter uma enorme vontade de fazê-lo, já que todos os que a visitam falam maravilhas. As outras motivações passam pela presença maciça de brasileiros por lá, incluindo principalmente a minha irmã, que está morando lá desde agosto (e vai receber a visita da minha mãe a partir de semana que vem), e da Tati Reichert (blog dela aqui). A Tati foi uma das primeiras pessoas a colocar o meu vídeo no seu blog pessoal, além de ter sido uma das primeiras pessoas não-familiares que bateram fotos pulando :D. Em homenagem a isso, aí está a foto dela PULANDO em San Francisco, na Ocean Beach, com uma paisagem magnífica. A foto ficou SHOW, muito obrigado Tati!

Tatiana Reichert, em Ocean Beach

Sobre o turismo em San Francisco não tenho o que falar em termos de vivência e experiência própria, então procurei algum texto que contemplasse o tema. Achei na wikipedia, e transcrevo abaixo a parte específica sobre turismo:

"São Francisco é uma cidade cosmopolita, conhecida por seus bondes e pela Ponte Golden Gate. A região da baía possui muitos museus,restaurantes e centros comerciais famosos e lugares históricos. Para os que preferem atividades ao ar livre, a Área de Recreação Nacional de Golden Gate e as praias de Santa Cruz são um destino excelente.

São Francisco situa-se em uma península de 120 km², e é um dos melhores portos fechados do mundo, e com quatro ilhas: AlcatrazAngel,YerbaBuena e Treasure. A historia da cidade é uma mistura de colonialismo espanhol e romantismo americano. A cidade é construída sobre uma cadeia de montanhas, portanto de muitas ruas se tem uma bela vista da baía.

Uma das principais atrações de São Francisco é sua rede de bondes centenária, com 17 km de extensão, que circula a 15 km/h e cuja historia pode ser vista no Museu do Bonde de São Francisco. Outro museu interessante é o Museu de Arte dos Desenhos. Pode-se também visitar a Ponte Golden Gate e o Parque Golden Gate, com lagos e jardins que servem de cenário para concertos, além de acomodar a Acadêmia de Ciências da Califórnia, o Museu de História Natural, o Planetário Morrison e o Aquário Steinhart. Outros pontos turísticos que valem a pena visitar são: o Píer dos Pescadores; Alcatraz, uma antiga prisão de segurança máxima que hoje em dia é um parque nacional; Chinatown, o centro japonês; Ocean Beach e a Seal Rocks.

O acervo cultural de São Francisco é muito rico, e o foco principal, entre outros lugares, é o Centro Para as Artes (no Jardim Yerba Buena) com muitos festivais de dançateatromúsicacinema e montagens artísticas. O Museu de Arte Moderna de São Francisco e o Conservatório Americano de Teatro. Para os visitantes que preferem a paz e tranqüilidade há as Montanhas Russas, que tem esse nome em memória dos marinheiros russos que foram enterrados nela, e é o lugar de refugio de escritores como Jack London e Mark Twain.

Ao norte da baía fica Vallejo, a primeira capital da Califórnia, também um centro interessante para os fãs de história, esportistas e amantes da natureza. Ao leste da baía fica Berkeley, sede cultural da famosauniversidade de Berkeley, e de atrações como o Museu de Arte da UC de Berkeley, o Arquivo de Filmes do Pacifico e o Salão Zellerbach. Possui uma grande quantidade de livrarias, cafés e casas noturnas, para estudantes e turistas.

Indo a direção ao sul há Oakland, onde se concentram muitas atividades da região da baía e possui quilômetros de mar com um cenário panorâmico que a torna uma cidade encantadora. Mais ao sul fica São José, famosa pelo clima maravilhoso durante o ano todo e alguns pontos turísticos exclusivos, entre eles o Museu Egípcio Rosicruciano, a Casa do Mistério de Winchester e o inovador museu The Tech. "


Na wikipedia também foi onde encontrei a foto abaixo, que eu achei linda, e por isso a compartilho com vocês.


San Francisco, no horizonte, ao entardecer.


Então, por enquanto é só, pessoal! No próximo post, vou postar uma foto de um amigo (o Jeca) pulando no México. Ele foi passar 3 meses lá, e chegou 2 semanas antes do surto de gripe. E esse surto não impediu ele de bater uma foto MUITO MASSA pulando! :)

Aquele abraço, pessoal!

Um comentário: