sexta-feira, 13 de março de 2009

Lima, Peru

Olá pessoal!

Hoje é dia de contar um pouco sobre as impressões que tive na viagem que fiz a Lima, capital do Peru. Detalhes de lugares a se visitar e fotos dos mesmos eu colocarei em outras postagens. Antes de mais nada, vale comentar que o Peru tem belezas naturais e recantos históricos imperdíveis que não ficam em Lima, como o lago Titicaca (fronteira com a Bolívia) e Machu Picchu (em Cuzco).
Por ser a capital, Lima é uma cidade bastante grande, dividida em "municipalidades", o que eu achei muito parecido com uma região metropolitana e suas cidades. Tem quase 9 milhões de habitantes (um terço da população peruana), e seu principal idioma é o espanhol (no Peru também se fala o quéchua, uma língua indígena mais comum nas regiões da serra e da selva peruana).
O clima em Lima é ameno e a variação térmica durante o dia é baixa (cerca de 2 graus de variação por dia), e o céu é sempre encoberto por nuvens num fenômeno conhecido como foggy limenho - poucas vezes se pode ver o sol (em 21 dias, o vi apenas 2 vezes e entre nuvens). No verão essas coisas mudam um pouco, mas não muito.
O centro de Lima é densamente povoado, e é onde ficam as principais construções históricas dos últimos séculos. Em regiões mais afastadas ficam santuários e museus arqueológicos, com resquícios históricos da era pré-colombiana. O nível socioeconômico é mais baixo no centro, enquanto as regiões mais ricas são Miraflores e La Molina. Em Miraflores estão alguns dos hotéis mais luxuosos - inclusive com cassinos - além do shopping Larcomar, que fica entravado num barranco e com vista para o mar.
O congresso nacional e o palácio do governo ficam bem no centro, na chamada Plaza de Armas. Ao lado do palácio do governo fica a Plaza Peru e defronte a ele fica a Catedral de Lima. Perto dali fica a Plaza San Martín, onde há uma estátua em homenagem a San Martin de Porres, um dos personagens históricos do país.

Plaza Peru, no centro de Lima

Enfim, a cidade é boa para se visitar e conhecer, principalmente por questões de diversidade cultural e histórica, e nem tanto pelas belezas naturais. Como turismo, acredito que me 3 ou 4 dias já se conheça tudo que é importante em Lima, e pode-se usá-la como escala prolongada ao se visitar Machu Picchu.
Por enquanto é isso,
Abraços e beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário