segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobre sucesso e PORTUGAL: não o país, o DIOGO

Grande galera,

Hoje meu post não vai ser sobre viagem... mas sim sobre sucesso e sobre as fotos Jumping, como vem acontecendo ultimamente. Pra quem não viu, saiu até uma foto minha no jornal, pulando é claro!(foto aqui). Acabo de voltar do Bareco, onde assisti ao IMPERDÍVEL show do Diogo Portugal. Eu não sei se o nome certo seria "show"... é uma stand-up comedy e, na minha opinião, stand-up comedies têm esse nome como uma auto-denominação em si (com o perdão da redundância). Eu acho uma forma muito inteligente - e dificílima - de se apresentar, ainda mais quando se quer apresentar comédia, mas Diogo Portugal é O CARA... não é à tôa que ele faz tanto sucesso, que conseguiu sair de Curitiba pra fazer shows permanentes em SP e no Rio e ter sucesso em todo o país. O mais massa, pra mim, é que é o tipo de humor que eu adoro.. sacadas momentâneas, meter (ops) piadas no contexto de uma conversa... enfim, é o tipo de piadas nacionalmente conhecidas como "piadinha do Maiola", com a diferença que o cara SABE contar piada e se apresentar :P.

Diogo Portugal ("No que que esse cara tá querendo me meter(sic)?")
e Fernando Maiola ("Pula com os dois pés ao mesmo tempo!")

Dois exemplos de piadas que fazem meu tipo: "o padre pega a hóstia episcopal" e "estou falando de gordinhas... mas sem preconceito, de forma alguma". Acho que essas tiradas são impagáveis, e ele as contextualiza muito bem. Além disso, o repertório dele é vasto, o que favorece os improvisos tão característicos dessa forma de apresentação (sem falar dos conhecimentos gerais, geográficos e culturais, dos quais eu não sabia que ele tinha tanto e me surpreendi positivamente).
O lado profissional dele é um reflexo do que ele é como pessoa (estou julgando pelo pouco que vi, admito). Como humorista, ele certamente vê as coisas boas da vida, os aprendizados com os erros, o lado positivo das desgraças.. enfim, essas coisas que eu tanto comento no meu blog pessoal. Aliás, achei muito massa a forma como ele se refere à própria cidade: com humor, claro. Ele dá exemplos de piadas com perfis de curitibanos (fechados, egocêntricos, frios e centrados) de uma forma única. Uma das piadas que ele fez hoje foi falando do humor negro do curitibano em si.. e como ele se referiu ao povo ao qual ele próprio "pertence"? Com humor negro :).
Acredito que ele é o tipo de pessoa que eu chamo de "uma pessoa de sucesso". Independentemente do sucesso perante outras pessoas, ele é do tipo que acredita em si próprio, no próprio talento, bate no peito e vai em busca de mostrar seu trabalho sem dar bola pra quem o critica (e usa isso como uma alavanca para mostrar o quanto ele é FODA e supera seus obstáculos). Aliás, muita gente adora criticar comparando... e ter sucesso, para estes críticos, é dizer "Fulano faz melhor/tu ta copiando do Fulano/quer aparecer e ser mais um Fulano". Para pessoas de sucesso, ter sucesso significa outra coisa.. não é ser O MELHOR, mas sim SER RECONHECIDO. Querer ser o melhor é um objetivo, um sonho para o qual se trabalha, e não "a definição de sucesso".
Ter sucesso não é iniciar uma carreira com stand-up comedy e chegar meteoricamente à TV no primeiro ano de trabalho, ou ter o vídeo mais acessado do youtube: é TER A CHANCE de se mostrar pro público e plantar uma base sólida de pessoas que admiram seu trabalho, e com humildade subir degrau por degrau o caminho da fama e chegar ao Zorra Total depois de anos de trabalho... sucesso é ter o vídeo visto por muita gente e a grande maioria dizer "cara, tua ideia é fantástica, amei teu vídeo", ou mesmo o que uma desconhecida comentou no meu outro blog:

"...Seu vídeo é simples, mas diz muitas coisas. Eu fiquei emocionada ao vê-lo. São as coisas simples assim que nos mostram o q realmente é importante nas nossas vidas. Escreva o q eu digo: VC VAI COLHER MUITOS FRUTOS COM ELE! ... Um video desses faria muitas pessoas refletirem sobre os obstaculos da vida e os pulos que devemos dar pra conseguirmos realizar nossos sonhos tão idealizados! ... ja ganhaste um fã e leitora oficial de seu blog. NUNCA PARE...." - Por Beatriz Nunes

E por ser um cara humilde, de sucesso e que dá valor a cada um dos seus fãs e expectadores, vi que o Diogo Portugal ficou um boooom tempo batendo fotos e conversando com todos que se aproximaram dele ao final da apresentação. Não houve a mínima empáfia.. tudo o que ele ele apresentou de simplicidade no palco, ele demonstrou quando desceu do mesmo. Assim, aproveitei para chegar nele (ops), mostrar algumas fotos minhas pulando, falar do meu vídeo e pedir pra ele pra bater uma foto pulando comigo. Ele disse pra eu esperar um tempo, e aí fomos nós:


Jumping: Diogo Portugal e Forrest Jump!

Cara, a sensação foi única... o medo que tive da rejeição (de ele achar que eu sou louco, de que isso eh uma idiotice, enfim...) foi grande, mas tive o apoio do Johnnie, do Gaza, do Odium e do Duwe que me encorajaram a ir falar com o cara (e "me divulgaram" pro Diogo). Tive também a ajuda do Luiz, que "lubrificou a minha entrada" (hahahah piadinha do Maiola). Agradeço também à Fran, que foi quem me desafiou (literalmente) a bater uma foto pulando com o astro da noite e quem, enfim, bateu as fotos :D. E agradeço ao Diogo, que foi meeeeeeega (piada interna) simpático e humilde com todos, por ter vindo a Blumenau mostrar seu talento e por ter aderido à foto Jumping comigo, claro.
Quem quiser saber mais das minhas ideias sobre sucesso, sobre medo de rejeição ou sobre orgulho e preconceito sobre si próprio, visite o meu outro blog (não tem muitos posts, é facinho de achar os posts que falam sobre esses temas).
Quem quiser comentar, fique à vontade!
Muito obrigado por lerem até aqui,
Um abraço e um beijo,
Forrest

7 comentários:

  1. Maiola,

    Fantástico é saber que tuas reflexões estão aqui, "no papel", para serem divulgadas. Mesmo que teu blog não faça tanto sucesso quanto o Diogo (por enquanto, quem sabe!), o que importa é que tais botando pra fora e isso te ajuda de uma forma única. Sabes do que estou falando! Parabéns...e parabéns também para uma das melhores segundas-feiras das nossas vidas! :)

    ResponderExcluir
  2. legal, assim tu acaba divulgando o conceito do jumping por aí. se alguem vir o Diogo Portugal pulando numa foto pode se interessar ainda mais e sair pulando por aí..

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahahaha... AMEI! Parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
  4. Oiii, mto legal seus conceitos.
    parabens pelas fotos, pelo video, pelos comentarios...eticétera e tal.

    bjao

    ResponderExcluir
  5. passada garantida por aki, me meti a legal em comentar hehehe

    ResponderExcluir
  6. demaaais não li nada do seu post mas vi seu video no blog da tati, adorei, kkkkkkk

    ResponderExcluir